Home Dr. José Umbelino Estrutura Artigos Equipe Fale Conosco
Dr. José Umbelino




Dr. José Umbelino de Morais é membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e Sociedade Brasileira de Clínica Médica

 

Seja bem vindo
 

Doença de Graves

A doença de Graves, trata-se de uma doença auto-imune da glândula tireoide, formando um bócio difuso e um funcionamento excessivo da tireoide (hipertireoidismo) ela é chamada também de Doença de Basedow-Graves. O paciente apresenta uma exoftalmia (olho grande e avançado para fora), em alguns casos apresenta uma dermatopatia infiltrativa denominada mixedema ou edema tibial.

Já constatamos que aproximadamente 60% dos casos de hipertireoidismo trata-se de Doença de Graves, uma doença genética onde as pessoas possuem um auto anticorpo contra sua própria glândula. A doença aparece entre os 20 aos 40 anos de idade, a incidência é menor entre os pacientes da raça negra.

Nesta doença os anticorpos ligam-se as membranas dos receptores Tireotropina (TSH) estimulando a produção dos hormônios da Tireoide, pois neste caso os anticorpos desempenham a função do hormônio estimulante da tireoide (TSH).

Os sintomas são os mesmos do Hipertireoidismo, calor excessivo, sudorese aumentada, perda de peso, nervosismo, taquicardia, inchaço dos dedos, pele úmida e dores musculares.

Oftalmopatia: exoftalmida - olhos saltados para fora e avermelhados, sensação de olhos secos retração palpebral, inchaço ao redor dos olhos, em alguns casos diminuição da visão. Dermatopatias: Geralmente ocorre edema pre-tibial ou no dorso do pé, ou em outros lugares geralmente sem sintomas mas pode ocorrer coceira nos edemas. Bócio difuso: Na doença de Graves há um aumento de toda a glândula, onde o leigo chama de papo.

Diagnóstico clínico: Nos pacientes com hipertireoisdimo, exoftalmia, e bócio difuso, são sintomas típicos da doença de Graves. Nos exames de laboratório, apresenta um aumento do T4 livre e aumento do TSH.

Tratamento: Iniciamos o tratamento com Beta Bloqueadores, para diminuir a taquicardia e depois com medicamentos para diminuir a produção dos hormônios da tireoide, como Tionamidas, Iodo radioativo e em alguns casos cirurgia para diminuir o tamanho da tireoide.


Dr. José Umbelino de Morais
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
Sociedade Brasileira de Clínica Médica
Avenida Brasil, 1818 = Uberlândia-MG
Fone  (34) 3232-7586 e 3212-1505

drumbelino@yahoo.com.br
www.drjoseumbelino.net


                 Entre em contato conosco e agende a sua consulta !!!

Saiba Mais
Bem Estar !!!
 

©copyright 2007 - 2014    www.drjoseumbelino.net